Terra dos Esmaltes

Esmaltes e seus acabamentos

Olá pessoas desse blog, como vão?

Como alguns de vocês sabem, voltei recentemente de uma viagem ao Uruguai. Foi muito bom! Viajar faz muito bem, mas claro, queria ter mais dinheiro (quem não né meu!) pra aproveitar porque as coisas por lá são BEM caras. Não trouxe nenhum esmalte, pasmem, mas ok. Foi maravilhoso 🙂

O post de hoje é algo que eu tenho ensaiado muito pra fazer porque vai dar trabalho, mas acho bem bacana, levando em conta que faz diferença na hora que você escolhe seu esmalte: o acabamento. Como ninguém sabe tudo e óbvio que isso me inclui, queria fazer um post pra esclarecer sobre os acabamentos de esmaltes que conhecemos, porque amigas minhas, por exemplo, ás vezes me perguntam sobre.

Vou deixar linkado os acabamentos que eu já tiver usado aqui no blog pra vocês verem as fotos. Se não não tiver fotos minhas, vou linkar então algumas que eu encontrar no migo Google.

Já aviso, se faltar algo, coloquem nos comentários. A participação de vocês é fundamental né, gente 😀

Vamos ao post? 🙂

1) Cremoso: é o famoso arroz com feijão dos esmaltes, né? Com certeza foi o primeiro acabamento que conhecemos. Trata-se de um esmalte com fórmula pigmentada e bom…cremoso mas nem sempre né, tem umas que vish!
Geralmente, esse acabamento não possui efeitos, mas quando sim, sempre adicionamos algo no meio. Exemplo: esmalte cremoso com um SHIMMER dourado. Quer dizer que ele é cremoso, mas na luz, reflete um brilho dourado, além da sua principal.
Aqui tem um exemplo de um cremoso clássico, o Watemellon, da Essie e aqui um exemplo de cremoso com shimmer, que eu expliquei.

2) Duochrome: esmalte que não tem só uma cor, mas sim, duas! Gosto muito desse acabamento. Dependendo de como você olha para as unhas, ou até no próprio frasco, você pode ver mais de uma cor. Aqui tem um exemplo, usei o lindão Super Cute, da Hits. Essa coleção da MariMoon é muito bonita. Eles colocaram como “holográfico” mas né, não é. Digamos que em partes ele até pode ser considerado um holo, mas é duo mesmo HAHA O holo é outro acabamento (maravilhoso!), que falarei em seguida!

3) Holográfico: antes de falar dele eu pergunto: você gosta de brilho? Se sua resposta for sim, você ama holográficos mesmo que não tenha usado HAHA O acabamento reflete as cores do prisma quando colocado na luz. Pode ser na luz não natural também, mas no sol é um escândalo de lindo. Existem muitos holos disponíveis no mercado hoje, mas depende muito da marca. Marcas como Nfu-Oh, por exemplo, tem na composição de seus holos alguns metais que fazem com que ele brilhe mais do que um holo que não possua. Mas gente, holo é holo. Amo todos. Fiz um post sobre isso aqui no blog, explicando sobre o prisma e de quebra vocês podem ver um holo nacional maravilhoso, o Jade, Déjà Vu. As fotos desse post não mostram a real beleza dele, então olhem aqui!! SOCORRO <3

4) Glitter 3D: glitter é glitter né. Quem nunca usou, atire a primeira ACETONA HAHA Clássico dos clássicos, logo depois do cremoso, o glitter geralmente com uma base transparente (ou não!), pode ser usado por cima de um cremosinho pra dar aquele up que tanto amamos. Um exemplo de glitter com base transparente é o Na Mira 3D, da Impala. Esmalte querido das amantes de glitter.
Esse tipo de glitter não é difícil de remover porque são mais finos que o glitter tradicional, facilita muito nossa vida! Além disso, os glitters 3D refletem várias cores, assim como o esmalte holográfico, dando uma impressão de 3D mesmo!
Outro exemplo, dessa vez para glitter de base não transparente é o ryco Aurora Boreau da Top Beauty. Ele tem a sua base azul, sendo assim, de preferência, é usado por cima de esmaltes da mesma tonalidade, do contrário, pode modificar a cor do cremoso que você usar por baixo. Mas gente, não existe regra né, cada um usa como gosta <3
Lembrando que pode ser de vários formatos: coração, estrelinha, bolinha…imaginação não falta quando se trata de glitter!

5) Glitter tradicional: diferente do 3D, é um pouco mais grossinho e não reflete várias cores, somente a dele mesmo. Um bom exemplo (um lindo exemplo, né!) é o Fantasia da Penélope Luz nas unhas dela mesma *-* Deu pra ver bem a diferença né! E como eu disse no glitter 3D, vale também para o glitter tradição: pode te N formatinhos fofos e fica lindo nazunha. Os esmaltes da Penélope, inclusive, quando se trata de glitter, possuem vários formatos lindos. Quem não conhece os esmaltes dela, o link para o blog tá na aba de Blogs legais 🙂

6) Flocado: pode ser classificado como um tipo de glitter, mas tem esse nome porque são em floquinhos :3 No caso, são bem finos e pequenos, super fáceis de esmaltar e de tirar. Outro acabamento que eu venero, porque fica maravilhoso. Faz um belo de um tempo que a Hits fez uma coleção somente de flocados, se não me engano, é de 2011. A coleção chamava Mundo das Danças, olha o link aqui do Loucas por Esmalte com todo os swatches 🙂 Vocês vão reparar que alguns deles tem base cremosinha, então dá pra usar sozinho ou por cima de outro esmalte. Os flocados tem cores diversas e podem ser ou não duochromes.
Esse é um daqueles acabamentos que é difícil de achar hoje em lojas comuns. Tá que eu raramente entro em perfumaria porque não tô podendo. Se alguém souber de alguma novidade, deixe nos comentários 😉

7) Fosco/Matte: gente, sem mistério. HAHA O fosco estava bem na moda a um tempo atrás, hoje eu quase não vejo, mas acho lindo e chique demais. Não precisa explicar demais né. Também é possível usar a base fosca ou top coat pra deixar um esmalte não fosco, fosco. Gosto de fazer isso por cima de um flocado, por exemplo, fica ainda mais chique! Aqui vários exemplos chiquetosos do esmalte com esse acabamento ryco.
Outra coisa legal é combinar o fosco com o brilho. Fica maravilhoso e dá um destaque super bacana! Olha só! 

8) Cintilantes: possuem o que chamamos de micro brilhos, ou seja, quando colocado na luz, é possível ver pequenos pontinhos de brilho. Tem N variações desse acabamento. Um exemplo que acho lyndo é esse aqui! Maça do amor da Risqué é um clássico que não pode morrer <3

9) Cromados: pra essa categoria existem dois tipos e um deles está super em alta agora. O esmalte cromado clássico e o pó que pode ser usado por cima de um esmalte cremoso e o transforma em cromado. Os efeitos são muito diferentes porque o pó deixa supeeeer cromado. Vejam aqui o clássico e aqui o pó. A diferença é gritante! Ambos são lindo! Esse pó pode ser encontrado na Born Pretty Store, mas a loja é gringa. De loja BR que eu saiba que tem é na Doce Película. Eu nunca usei nenhum, então de fato, não sei se é bom! Mas como está em alta, é bem fácil vocês acharem reviews pela internet sobre o assunto 🙂

10) Perolados: pensa em um acabamento que eu AMO/SOU. Depois do holo, é um dos que eu mais amo! tem variações imensas de cor, uma mais linda que a outra. Seu acabamento leva esse nome por conta de parecer uma pérola mesmo. Um que eu amo e tenho é o Apple Martini da Realce. Inclusive, que marca mara! Gosto muito!

11) Translúcidos: são os transparentes que podem ser usados por cima de vários acabamentos (use a imaginação!) dando outra cara para o seu esmalte ou se você quiser, até sozinho. Nesse caso, o único problema é que vão ser precisas muitas camadas dele para que fique bem coberto. Exemplos lindos aqui e aqui!

12) Magnéticos: formam desenhos na unha graças a um ímã, que geralmente vem com o esmalte em sua tampa. Foi uma febre a um tempo atrás e hoje quase não vejo também. Lembro que a coleção da Bruna Marquezine estava bem em alta. Eu tenho somente uma cor dessa coleção, o que é uma pena, porque é lindo. O único problema é que as unhas precisam estar relativamente grandes para que forme o desenho, pelo menos para essa coleção. No caso de outras eu não sei 🙁 Exemplo aqui e aqui.

13) Térmicos: sempre lembro dos esmaltes Bow quando o assunto é térmico HAHA São lindos e mudam de cor dependendo da temperatura. Muito anos 70/80 com aqueles anéis do humor, lembram? (sou tão velha assim? D:) Não tenho nenhum Bow sou pobre aceito presentes mas são lindos de morrer. Vejam aqui! Essa marca é Russa e pode ser achada no SOS Esmaltólatras (link está na aba Onde comprar esmaltes?). Lembrando que essa não é a única marca que faz esmaltes com esse acabamento.

14) Glitter forte: desculpem a burrice. Eu deveria ter colocado esse glitter juntos com os irmãos dele lá em cima, mas né, sorry. Segue o baile HAHA No caso desse glitter existe uma concentração gigantesca dele, por isso é chamado de forte. O acabamento fica bem coberto nas unhas e geralmente você fecha a unha com uma camada somente. Olha aqui um exemplo 🙂 Eu acho muito legal também! A Hits tinha (ou tem, não sei), uma coleção inteira de glitter forte, tenho alguns (encalhados :/).

15) Liquid Sand: amo/sou também HAHA Geralmente algumas pessoas o confundem o o glitter forte, mas tem uma pegadinha porque de fato, não é a mesma coisa. O sand tem acabamento mais matte, digamos que um glitter que seca e fica fosco, além disso, ele não fica tão evidente nas unhas, tendo uma textura mais suave do que a do glitter forte. Eu gosto muito e tenho alguns na minha coleção. Aqui no blog já mostrei vários. Olhem aqui, aqui, aqui também e aqui também! HAHA Acho que esse é um dos acabamentos mais amados, mas também né gente, pelamor, é lindimais!<3

16) Glass-flecked: são parecidos com o translúcido mais possuem brilho e quando nas unhas tem aparência de vidro quebrado, dai o nome! Sendo sincera, não acho que parece, mas quem sou eu na fila do glitter né monamu!? Gosto muito também (eu gosto de tudo, gente, não tenho capacidade de escolha não HAUHAUAH). Olha aqui que arrazo esse Zoya. Tenho alguns também com o acabamento, um deles é o lindo Rain Forest da Revlon que tá aqui no blog!

17) Craquelados: mais conhecido como SUMIDO, porque nunca mais eu vi o pessoal usando, os craquelados, como já diz o nome, craquelam na unha (DR. ÓBVIO HAUHAU). Geralmente usados por cima de um cremoso que irá aparecer depois que o esmalte craquelar. Exemplos aqui e aqui!  Eu, particularmente, não gosto muito, mas tenho um na minha coleção que inclusive, eu ganhei HAHA

18) Fotossensíveis: mudam de cor quando entram em contato com a luz ou brilham no escuro/luz negra! Nunca tive nenhum que fizesse isso, pena, mas segue exemplo aqui! Desconheço marcas que fizeram isso no BR, tirando a Blant, como mostra o exemplo, se souberem de mais nacionais, me fala nos comentários!! :

19) Couro/Jeans/Camurça: esmaltes que imitam estes 3 tipos de tecido! Sei que foi uma febre durante um tempo também e hoje é raro de ver. Não tenho nada com esse acabamento! ;/ Mas claro que tenho exemplos para ilustrar HAHA Aqui estão: couro, camurça e jeans.Se me lembro bem, a única marca BR que fez o camurça foi a Colorama.

20) Trifásicos: esse é moderno não HAHA ele tem 3 densidades diferentes e necessariamente precisa ser misturado antes de aplicar na unha, para que as 3 se mistures e deixem um efeito diferentão nas unhas! Eu nunca vi pra vender aqui no BR, não deve ser muito difundido, mas existe! HAHA Olha aqui que legal 🙂

Meu deus do céu, que post grande HAHA espero que leiam tudo e tragam comentários, dúvidas e sugestões. Esqueci algo? Me fala ai que eu adiciono aqui com os devido créditos, claro *-*
Por isso amamos esmaltes! É simplesmente incrível a quantidade de acabamentos que podemos achar e usar!

Beijos, Terra :*

Facebook Comments